PISCICULTURA EM UNIÃO DA VITORIA

Data 03/02/2009 | Assunto: CODAPAR

CODAPAR É PARCEIRA EM PROJETO QUE INCENTIVA PISCICULTURA NA REGIÃO DE UNIÃO DA VITORIA



     A CODAPAR firmou parceria com a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI), para concessão de uso da estação de piscicultura. Em contrapartida, a Faculdade de União da Vitória repassa para a CODAPAR cerca de 10% dos alevinos produzidos, que serão disponibilizados para colégios agrícolas e entidades assistenciais.

     A CODAPAR firmou parceria com a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI), para concessão de uso da estação de piscicultura. Em contrapartida, a Faculdade de União da Vitória repassa para a CODAPAR cerca de 10% dos alevinos produzidos, que serão disponibilizados para colégios agrícolas e entidades assistenciais. Quando o projeto de Inovação Tecnológica na Produção de Peixes em Viveiros Tanques na Região Sul-Paranaense, criado pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória(FAFI) estiver implantado, a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná – CODAPAR, vinculada da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, indiretamente estará participando, e contribuindo com uma nova opção de renda para pequenos produtores e alimento saudável para a população da região.
     Em Dezembro de 2007, a CODAPAR firmou parceria com a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI), para concessão de uso da estação de piscicultura de propriedade da empresa naquele município. Em contrapartida, a Faculdade de União da Vitória repassa para a CODAPAR cerca de 10% dos alevinos produzidos, que são disponibilizados para colégios agrícolas e entidades assistenciais.

RECURSOS LIBERADOS
No ano passado, a instituição de ensino pleiteou recursos junto a Secretaria de Ciência e Tecnologia, para desenvolver um projeto de inovação tecnológica na produção de peixes em viveiros tanques, a ser executado no período de setembro de 2008 a dezembro de 2009. O projeto visa estimular a produção de peixes como uma alternativa de geração de novos empregos e aumento de renda naquela região, além de pretender fortalecer a associação de piscicultores como grupo organizado e elevar os municípios do sul paranaense a um pólo produtor de peixes. Os recursos da ordem de quase R$ 100 mil foram cedidos pelo programa “Universidade Sem Fronteiras” em novembro, e devem ser utilizados na aquisição de equipamentos para a estação de piscicultura, na confecção de material didático (cartilhas), em cursos para produtores e bolsas para estudantes.
     Entre as metas do projeto, a Fafi se propõe a fornecer um milhão de alevinos produzidos no laboratório do Centro de Piscicultura nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2009.


Jan/2009




Está notícia foi publicada no CODAPAR
http://www.codapar.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.codapar.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6