• Facebook
  • Twitter
  • Feed RSS

CODAPAR

14/05/2018

“Sistema Merenda Escolar” garante qualidade, eficiência e transparência ao processo logístico da merenda escolar no Paraná

14/05/18

Educação e alimentação são temas fundamentais para a cidadania pois para aprender bem os alunos também precisam se alimentar bem. Através do Programa Estadual de Alimentação Escolar, mais de 10 mil toneladas de alimentos são distribuídos em mais de 3 mil instituições de ensino por ano, entre escolas da rede estadual, conveniadas com as APAEs, comunidades quilombolas e aldeias indígenas em um universo de mais de 1 milhão de alunos. Nos últimos anos a Codapar tem investido na modernização do processo de armazenamento e distribuição da merenda escolar em todo o estado do Paraná.

Através de um software desenvolvido pela Celepar, chamado “Sistema Merenda Escolar”, hoje é possível calcular em tempo real o número de matrículas, a idade dos alunos e o cardápio da rede estadual de ensino, transmitindo esses dados à central de distribuição na unidade da Codapar em Pinhais, fazendo com que a quantidade exata de merenda seja entregue a cada escola evitando assim perdas e desvios.

Além disso, os caminhões que transportam a merenda são dotados de sistema de rastreamento que permitem o acompanhamento da merenda até a sua entrega nas escolas. Essa integração total entre os agentes via sistema garante agilidade, eficiência e qualidade na armazenagem e distribuição, diminuindo o desperdício e garantindo transparência na relação entre o estado e as empresas fornecedoras da merenda escolar.

No último dia 4, alunos do curso de agronomia da Universidade Federal do Paraná realizaram uma aula de campo na unidade da Codapar em Pinhais. A professora da disciplina de Armazenamento de Produtos Agrícolas, Adriana Martinelli Seneme, demonstrou aos alunos os cuidados sanitários, as estruturas de armazenagem, conservação do imóvel e todo o trabalho feito pela Codapar que hoje é referência nacional no recebimento, armazenagem e distribuição de merenda escolar não perecível.

VÍDEO: Clique aqui e veja como a Codapar modernizou a armazenagem e a distribuição da merenda escolar no estado do Paraná

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.