CODAPAR

12/04/2018

Área da antiga voçoroca do Iraí ganha cobertura vegetal

12/04/18

Com a diminuição das chuvas nas últimas semanas, a Codapar está finalizando as atividades de recuperação e proteção da área degradada (antiga voçoroca) as margens da Barragem e Reservatório do Iraí da Sanepar em Piraquara.

Alguns terraços foram estendidos até o limite da área de intervenção aumentando a capacidade de retenção das águas e protegendo a margem do reservatório contra erosões e assoreamentos. Na preparação do terreno para o plantio de espécies nativas foi aplicada uma camada de calcário para diminuir a acidez e uma camada de material orgânico para enriquecer o solo.

Entre as espécies selecionadas para cobrir a área estão gramíneas como pensacola, bermuda e milheto, leguminosas como feijão guandu e calopogônio, todas nativas da região. Optou-se também pelo plantio de bracatinga, uma excelente espécie utilizada para recuperação de áreas degradadas por possuir crescimento rápido.

O terreno vem respondendo muito bem as intervenções, retendo a água das chuvas e que agora chega ao reservatório infiltrada e limpa, melhorando a qualidade da água consumida pela população e aumentando a vida útil do reservatório.

Clique aqui e conheça mais detalhes da obra

Fonte: Codapar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.