• Facebook
  • Twitter
  • Feed RSS

CODAPAR

18/12/2017

Entenda o que é classificação de produtos vegetais

A classificação de produtos vegetais, é amparada por legislação federal estando o Ministério da Agricultura com a incumbência da coordenação da atividade e a fiscalização do cumprimento das normas vigentes.

 Todo produto agrícola padronizado no Brasil somente pode ser importado de outros países se classificado e estiver nos padrões brasileiros. A CODAPAR é responsável por executar a classificação para o Ministério da Agricultura para produtos importados no Estado do Paraná. Está presente nos pontos de ingresso da importação de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra, além de atender às unidade denominadas de Porto Seco – Cascavel, Maringá e Curitiba.

              O ato de classificar é definido pela identificação da qualidade dos produtos de origem vegetal – grãos, fibras, frutas e leguminosas levando-se em consideração as normas de padronização emanadas do Ministério da Agricultura. Os técnicos especializados fazem os enquadramentos em categorias, grupos, classes e tipos dos produtos conforme a apresentação, o tamanho, a cor e por fim, a identificação dos defeitos.

Entenda o que é classificação de produtos vegetais

                 A classificação é instrumento indispensável para a comercialização dos produtos agrícolas, para o consumidor e é útil para os programas que envolvem a segurança alimentar. Para atender ao abastecimento dos supermercados e demais revendas ao consumidor, a CODAPAR possui seis Postos de Serviços de Classificação credenciados pelo Ministério da Agricultura distribuídos nas principais cidades do Paraná. 

 A classificação também é indispensável para formação de lotes de produtos graneis sólidos para exportação pelo Porto de Paranaguá, que registra o maior volume de exportação de soja, farelo de soja e milho, entre os portos brasileiros. A CODAPAR está estruturada em Paranaguá com duas unidades de recepção destes produtos. Uma no Pátio de Triagem, onde são recepcionados os caminhões e outra no km 05 da ferrovia, onde são recepcionados todos os vagões. Depois de vistoriadas as cargas de todos os veículos, o produto é autorizado seguir para descarga se estiver com a classificação confirmando o padrão exigido para exportação. É refugado caso não atenda as especificações do padrão exportação.

Entenda o que é classificação de produtos vegetais

 A presença da CODAPAR faz do Porto de Paranaguá o único do Brasil em que o estado faz o controle de qualidade em 100% dos granéis, totalizando mais de dezoito milhões de toneladas em 2017. A neutralidade da entidade pública em relação a exploração empresarial com exportação dos produtos agrícolas faz da CODAPAR uma das responsáveis pelo conceito de excelência do Porto de Paranaguá na exportação dos produtos do complexo soja. 

Fonte: COMUNICAÇÃO CODAPAR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.