• Facebook
  • Twitter
  • Feed RSS

CODAPAR

17/01/2018

Codapar realiza obras de recuperação da margem do reservatório do Iraí

08/12/17

Já estão em fase final as obras de debelação da voçoroca na Barragem e Reservatório do Rio Iraí em Piraquara e Pinhais. Trata-se de um passivo ambiental de dezessete anos que existe desde a época da construção da barragem. As ações fazem parte do PROSOLO (Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná) através do seu subprograma MORINGA CHEIA.

Este programa do governo do estado coordenado pela SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) uniu instituições preocupadas com o meio ambiente e com a qualidade da água consumida pela população entre elas a FAEP, a CODAPAR, a EMATER e a SANEPAR, que além de ser a dona do reservatório também é a contratante dos serviços.

clique aqui e baixe o PDF ilustrado - Evolução da Obra

Como empresas vinculadas da SEAB, a CODAPAR executa as obras seguindo o projeto técnico da EMATER agregando valor com a qualidade e a experiência de suas equipes técnicas em obras agroambientais.

Os trabalhos se iniciaram no começo de outubro com a marcação de curvas de nível e a colocação de cercas. Em novembro, iniciou-se a construção de terraços e a instalação de drenos (horizontal e vertical). Os trabalhos de engenharia estão concluídos faltando apenas o paisagismo que vai proteger a área do entorno do reservatório com cobertura vegetal.

A voçoroca do Iraí foi escolhida para ser o projeto-piloto do programa e sua metodologia deve ser replicada em outros reservatórios, possibilitando o manejo adequado dos solos e das águas com preservação das Áreas de Proteção Permanente – APPs e das microbacias nos mananciais de captação de água em todo o Estado do Paraná.



Fonte: COMUNICAÇÃO CODAPAR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.