Richard Golba assume presidência do IDR-Paraná 08/05/2024 - 09:25

Richard Golba assume, nesta quarta-feira, o cargo de diretor-presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolmento Rual do Paraná – Iapar - Emater). Natural de Ponta Grossa e formado em Engenharia Agonômica, pela Universidade Estadual de Londrina, Golba é extensionista desde 1984, quando foi admitido pela então Acarpa (Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná). Sua experiência profissional teve início com o trabalho de extensionista rural nos municípios de Cândido de Abreu, Pitanga, Ponta Grossa e Ivaiporã. Ele também já foi chefe do Núcleo da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento) em Ivaiporã, diretor administrativo da Emater em 2011, e diretor-presidente em 2018.

Golba é pós-graduado em Manejo e Administração de Recursos Naturais, pela Universidade Federal do Paraná; Gestão de Recursos Naturais, pela Pontifícia Universidade Católica-PR; e em Gestão Pública, com ênfase em Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais, pela Escola de Gestão da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Golba vinha atuando como coordenador estadual do Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade do IDR-Paraná, além de ter atuado também como gerente estadual de Integração no Instituto. Golba assumiu o cargo anteriormente ocupado por Natalino Avance de Souza que foi nomeado secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O novo secretário da Agricultura e do Abastecimento está no serviço de extensão rural desde 1978, quando se formou como Engenheiro Agrônomo na Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, de Bandeirantes. Também neste ano ele foi admitido pela Acarpa. Natalino Avance de Souza atuou como extensionista em Assis Chateaubriand, Toledo, Paranavaí e respondeu pela gerência regional de Irati. Em 2005 concluiu o curso de mestrado em Desenvolvimento Econômico, pela Universidade Federal do Paraná. Foi ainda presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) de 2013 a 2018 e coordenou o processo de incorporação das instituições que formam o IDR-Paraná. Desde 2023 ele ocupa a presidência da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Asbraer) que coordena o sistema nacional de entidades que prestam o serviço de assistência técnica e extensão rural no país.